Executivo cumprirá restante do mandato de Jorge Palmeira, que faleceu no último dia 10 de agosto

 

O engenheiro Josias Matos de Araujo é o novo diretor-presidente da Eletronorte. Na última segunda-feira, 23 de agosto, o conselho de administração da empresa empossou o executivo, que cumprirá o restante do mandato de Jorge Palmeira, que faleceu no último dia 10 de agosto. O cargo estava sendo ocupado interinamente pelo também engenheiro Wady Charone Junior. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Josias Matos de Araujo é pós-graduado em Ciências Geofísicas e Geológicas e mestre em Sistema de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá.

Entre outros cargos, Araujo foi pesquisador do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas da UFPA, professor assistente do Departamento de Engenharia da universidade, pesquisador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, diretor Financeiro do Cigré-Brasil e superintendente de Operação e Manutenção da Transmissão da Eletronorte. É membro do Conselho de Administração da Amazônia Eletronorte Transmissão e da Eletronuclear.

Capitalização – A assembleia geral extraordinária dos acionistas da Eletronorte também autorizou o aumento do capital social da empresa de R$ 4,1 bilhões para R$ 8,2 bilhões, dobrando a capacidade de investimento da companhia. De acordo com a estatal, essa operação alterou positivamente a relação capital próprio x capital de terceiros, além de melhorar a performance do fluxo de caixa.

(Fonte: Agência CanalEnergia)