Ao completar 40 anos, a Eletronorte não está em clima de festa. A cada ato de gestão a Diretoria da empresa tem demonstrado cada vez mais desequilíbrio e desrespeito com aqueles(as) que constroem esta grande empresa. A começar da reunião no auditório com a diretoria, onde todos esperavam notícias positivas sobre o equacionamento dos problemas estruturais da Eletronorte, mas a diretoria preferiu utilizar esse momento para informar que está implementando um novo sistema de frequência. Como se isso fosse a coisa mais importante nesses 40 anos.

Na reunião de acompanha-mento do ACT específico, ocorrida nos dias 18 e 19 em Boa Vista-RR, a empresa mostrou a nova forma de gestão, descumprindo o ACT.

 

NOVOS VENTOS SOPRAM…

O novo sistema de frequência – TEMPUS, desenvolvido pela “prata da casa” é uma excelente ferramenta que supre as necessidades de gestão de RH. Infelizmente, o processo está sendo usado para penalizar os(as) trabalhadores(as).

Com o discurso de adequar as regras à implantação do banco de horas negociado com as entidades sindicais, a Eletronorte de forma unilateral e arbitrária, revisou e criou IN’s que retiram direitos e conquistas.

O Sindinorte solicitou da empresa a suspensão destas IN’s até a efetiva negociação com os sindicatos, conforme determina o ACT nacional. Ainda, as entidades não pactuam com o tratamento diferenciado entre sede e regionais, em detrimento da sede. Para uma empresa que busca a diminuição de custos, não é coerente a licitação de tantas catracas, quando o registro de ponto pode ser feito nas estações de trabalho, conforme previsto no próprio sistema TEMPUS, por meio das catracas virtuais.

 

E-VIDA

As entidades sindicais demonstraram a preocupação com a falta de atendimento à saúde, ocorrida principalmente nas unidades descentralizadas das regionais. Este fato tem sido uma constante desde o PPRS, uma vez que no E-Vida os(as) trabalhadores(as) têm que contribuir com o plano. Por que pagar por um serviço que mal existe?

O Sindinorte solicitou que a Eletronorte e E-Vida busquem novos convênios com outras operadoras de saúde que possam suprir essa carência.

Fica claro o descumprimento ao ACT vigente, quando as empresas se negam a cadastrar os genitores habilitados no PPRS, alegando a extinção do plano. A resolução 279 da ANS é clara em definir que não há exclusão das vantagens obtidas em ACT.

 

MÉRITO 2013

Mais uma vez a Eletronorte demonstra sua total dependência da holding. Ao ser indagada sobre o processo de aplicação do mérito 2013, a empresa respondeu que não havia recebido nenhuma orientação da Eletrobras nesse sentido.

O Sindinorte cobrou autonomia da empresa com relação à aplicabilidade do SGD, ferramenta criada pela empresa e aprovada pelos(as) trabalhadores(as) como forma de avaliação de desempenho.

É sabido que as competências individuais não foram estabelecidas, e que a avaliação é coletiva. No entanto, a empresa não aplica nem essa ferramenta, descumprindo o ACT firmado.

O que queremos saber é se haverá uma forma transparente de avaliação para aplicação do mérito e quando se dará este processo. Estamos de olho…

 

ESTÁ INSATISFEITO?

Os(as) trabalhadores(as) estão insatisfeitos sim com a forma de gestão aplicada na Eletronorte.

A Eletronorte vem perdendo leilões, recebendo multas por atrasos de obras, criando passivos trabalhistas por erro de gestão, normas estão sendo revisadas em detrimento de direitos adquiridos descumprindo o ACT. Quem vai responder por isso?

Aos 40 anos da Eletronorte, os números provam que nós trabalhadores(as) temos mais acertos do que erros. Não vamos permitir que joguem a nossa autoestima para baixo.

 

PENDÊNCIAS DA QUADRIMESTRAL 

Reunião ocorrerá nesta quarta, 25/09. Assembleias a partir de 30/10. 

Apesar da pauta ser antiga, algumas respostas para os pleitos dos(as) trabalhadores(as) ficaram para ser discutidos em reunião que ocorrerá dia 25.09 em Brasília. Nessa reunião assuntos que carecem de calendário de atividades serão fechados, como adicional de insalubridade, resposta ao pedido de suspensão das IN’s. Por esse motivo, as assembleias relativas à reunião quadrimestral, ocorrerão a partir de segunda, dia 30.10. Fique atento à convocação de seu Sindicato!!!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF