A Carreta, que será uma grande aliada nas ações de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama além de várias outras especialidades, já está estacionada em frente à Escola Classe 67, na quadra 603 do Setor Habitacional Pôr do Sol, e a partir de amanhã estará aberta para atendimento à comunidade local.
Mais de 60 mulheres deverão ser atendidas diariamente por ginecologistas e outros especialistas. A unidade móvel também disponibilizará equipamentos para diversos exames, como Ultrassonografia, mamografias e coletas de preventivo.
A unidade móvel é um projeto novo, que será administrada pela Secretaria de Saúde do DF e inicia o seu trabalho em fase de experiência, devendo beneficiar milhares de mulheres do Distrito Federal. O atendimento será das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h. Para participar do programa a mulher precisa está munida de Carteira de Identidade ou qualquer documento de identificação.
O INCA – Instituto Nacional do Câncer, recomenda que toda a mulher entre 50 e 60 anos realize, à cada dois anos, a mamografia para redução da mortalidade por câncer de mama. Entretanto, o novo equipamento trás uma proposta mais avançada, pois atenderá as mulheres, a partir dos 40 anos.
“O controle e a prevenção do câncer de mama e colo de útero faz parte do compromisso que o GDF tem com as mulheres, tratando como prioridade o fortalecimento da saúde integral às mulheres, através da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, pois, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira”, finaliza a Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.
(Jornal de Brasília, 8.03.12)
