CEBO STIU-DF promoverá na próxima quinta-feira, 9/02, às 18h, na CEB-SIA (restaurante), importante palestra com orientações a respeito de aposentadorias por tempo de contribuição e especiais. Além de dirigentes do próprio Sindicato, o evento terá a participação da dr.ª Vanessa Aldrigues Cândido, advogada previdenciária, e de técnicos da Faceb.
Todos os trabalhadores e as trabalhadoras da CEB estão convidados. Participe e esclareça suas dúvidas!

 

Data: 9/02, quinta-feira
Horário: 18h
Local: CEB-SIA (restaurante)

 

ACT 2011/2013 está no Ministério do Trabalho e Emprego para ser registrado

No dia 4 de janeiro, as diretorias do STIU-DF e da CEB assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho negociado na última data-base. O ACT, válido por dois anos, foi encaminhado para registro no Ministério do Trabalho e Emprego, mas as cláusulas pactuadas já estão em vigor. O Acordo estará disponível esta semana no site do Sindicato, e em breve a versão impressa será entregue aos trabalhadores e às trabalhadoras da Companhia. Além do registro no MTE, o STIU-DF está aguardando a assinatura do último acordo referente à redução de jornada.
Consulte sempre o ACT para conferir e cobrar da empresa os seus direitos!

Prazo para oposição à taxa de fortalecimento sindical

Os trabalhadores que desejarem se opor ao desconto da taxa de fortalecimento sindical aprovada na última campanha de data-base devem comparecer à sede do Sindicato (SCS, Ed. Arnaldo Villares, 7.º andar), no período de 7 a 15 de fevereiro, e registrar essa decisão por escrito. Para os demais, a taxa será descontada no contracheque deste mês.
A taxa de fortalecimento é aprovada pela categoria em assembleia geral no início de cada data-base, corresponde a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base dos empregados e é utilizada para cobrir as despesas com a campanha salarial.

ALTERAÇÕES NOS PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DA FACEB

Concluído o estabelecimento do SRC

O Sindicato solicitou informações à Faceb sobre o processo de implementação das alterações nos regulamentos dos planos previdenciários. Em resposta, a Fundação esclareceu que, com base nas informações repassadas pela CEB referentes à folha de pagamento de novembro/2011, foi concluído o estabelecimento do SRC (Salário Real de Contribuição) conforme as regras aprovadas pela Previc (órgão fiscalizador) no dia 5/12/2011.
Nos próximos dias, os participantes do Plano BD (Benefício Definido) estarão recebendo, por meio do acesso pessoal ao site da Faceb, o extrato explicativo da forma de composição do valor definitivo do SRC. A Fundação informou ainda que os trabalhadores poderão, a qualquer tempo, pedir esclarecimentos sobre o seu SRC definitivo, sendo possível a sua revisão se, após análise dos dados repassados pela patrocinadora, ficar comprovado o erro no cálculo.
Quanto à inscrição no Plano CD (Contribuição Definida), a Faceb informou que, embora o processo já esteja aberto, a homologação de eventuais inscrições no CEBPREV, realizadas neste período por empregados antigos, só poderá ocorrer após as parametrizações nos sistemas de informática da CEB, visando à formação da base de contribuição para esse plano. A Fundação está fazendo tudo para que esse processo também seja concluído o mais rápido possível, garantindo aos participantes do Plano BD a manutenção e até ampliação de sua base contributiva para a previdência complementar. O Sindicato continuará atento e manterá a categoria informada sobre esse importante assunto.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF