Brasília – A Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO) quer ampliar o apoio à campanha mundial de erradicação da fome. A petição que propõe um esforço coletivo já reuniu 251 mil assinaturas eletrônicas. A ideia é usá-la para pressionar os governos a assumir o compromisso com o fim da fome no mundo. O organismo espera atingir a meta de reduzir o número de 1 bilhão de pessoas que passam fome em cerca de 420 milhões até 2015.

As informações são da FAO. Porém, especialistas informam que se o mundo mantiver o atual ritmo, essa meta só será alcançada em 2150. A campanha de erradicação da fome tem como símbolo um ícone da campanha – representando um alerta. Banners para incentivar as pessoas a assinar a petição foram traduzidos para 13 idiomas.

“A bola está rolando agora e estamos em um bom caminho para atingir a meta de 1 milhão de assinaturas até o final de novembro”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. “Encorajo todos para que assinem a petição online para mostrar solidariedade com 1 bilhão de famintos.”

Diouf disse que a petição deve ser assinada por quem “considera inaceitável o fato de haver cerca de 1 bilhão de pessoas cronicamente famintas”. Para estimular o apoio, foi elaborado um vídeo promocional, de um minuto, com o ator inglês Jeremy Irons. Ele pede que as pessoas reajam e pressionem as autoridades a adotar ações para acabar com a fome no mundo.

Paralelamente, a FAO incentiva a adesão à campanha por meio das redes sociais na internet. Um novo aplicativo permite que os interessados assinem a petição e estimulem que outros também participem. O site é http://www.1billionhungry.org/.

(Fonte: Renata Giraldi, Agência Brasil)