A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda: para uma alimentação saudável é necessária a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o equivalente a cinco porções. Entretanto, mesmo com a variedade dos alimentos e preços, segundo a estimativa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel 2010), do Ministério da Saúde, no Distrito Federal a frequência de adultos que consomem cinco ou mais porções é de apenas 24,8%. Entre homens, esse número é ainda menor 23,7%, enquanto as mulheres consomem 25,8%. A estimativa é que cada cidadão do DF ingere apenas 140 gramas/dia.
No entanto, conforme dados do Vigitel, o DF lidera a frequência de adultos que consomem frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana: são 39,9% da população. Logo em seguida vem Florianópolis (39,3%) e Belo Horizonte (37,7%).
Com o objetivo de incentivar o consumo dos hortifrutigranjeiros, a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa), promove amanhã o Dia de Sacola Cheia. Serão 400 bancas espalhadas pelo Galpão do Mercado Livre do Produtor. O consumidor vai poder comprar manga, laranja, abacate, e mais de 20 produtos com 20% a 50% de desconto.
(Gabriela Bomtempo, clicabrasilia.com.br)
