Setembro foi marcado por intensas mobilizações e importantes acontecimentos para os sindicatos que compõem a Intersindical ONS. Neste informe, reunimos os principais destaques do mês para manter a categoria informada sobre as lutas e iniciativas em curso.

ACT 2025/2026

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro foram realizadas, nas bases da Intersindical ONS, as assembleias para apreciação da proposta da empresa sobre o ACT 2025/2026. As assembleias ocorreram cerca de três meses após a aprovação da pauta do ACT, passando por três rodadas de negociação (nos dias 22 e 28 de agosto e a última em 2 de setembro) e finalizando com a apresentação, pelos sindicatos, da proposta da empresa, resultado dos avanços conquistados ao longo das tratativas.

A proposta da empresa foi aprovada em todas as bases. Destacamos também a segunda deliberação das assembleias, apresentada pela Intersindical ONS, referente à moção de repúdio pela demissão do representante sindical do SENGE-RJ, ocorrida em fevereiro de 2025. A moção, aprovada em todas as bases, expressa o descontentamento da categoria com a decisão da empresa e com a recusa em incluir cláusula que garantisse estabilidade aos representantes sindicais eleitos.

Quanto à demissão do representante sindical do SENGE-RJ, ressaltamos nosso entendimento de que se tratou de um ato injusto. O profissional foi desligado após um desentendimento com sua gerência em decorrência de um feedback sobre sua avaliação anual — situação que, em nossa análise, justificaria, no máximo, uma advertência. O SENGE-RJ, com apoio da Intersindical ONS, envidou todos os esforços para reverter a demissão, inclusive com a intervenção do deputado federal Reimont (PT-RJ), então presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Ainda assim, a empresa manteve sua decisão, ocasionando uma perda irreparável não apenas para o ONS, que perdeu um profissional altamente qualificado, fundador da instituição e de reconhecida excelência, mas também para a representação sindical, que contava com uma trajetória exemplar.

A Intersindical ONS reitera seu reconhecimento e agradecimento à categoria pela aprovação da moção de repúdio e manifesta gratidão ao deputado federal Reimont por sua atuação em defesa do tema.

PREVIDÊNCIA – PLANO CV ONS

A Intersindical ONS vem atuando de forma intensa e constante no acompanhamento das ações da empresa relativas ao nosso plano de previdência – CV ONS.

Desde a formação do grupo de trabalho no âmbito da DAC, no final de 2024, e de sua ampliação no início de 2025, a Intersindical ONS tem buscado participar do processo, sem sucesso, pois a empresa não permitiu a presença de representantes da Intersindical, nem forneceu acesso às informações debatidas no grupo de trabalho e, consequentemente, às definições adotadas a partir desse processo, provocado pela própria empresa. Ressaltamos que a Intersindical compreende que o processo iniciado pela diretoria tem amparo legal e reconhece a diligência da iniciativa diante dos cenários futuros. No entanto, nossa crítica se refere à forma de condução e às definições em curso.

Ao longo desse período, foram inúmeras as ações da Intersindical ONS. Entre elas, destacam-se diversas reuniões com a empresa sobre o tema; reuniões com representantes da Fundação Vivest; encontros com a agência reguladora PREVIC e, mais recentemente, a reunião realizada no dia 04/09 com representantes da alta direção da Eletrobras e com a gerente responsável pelo projeto da nova fundação do Grupo Eletrobras – ELETROBRASPREV. Nessa ocasião, a Intersindical ONS também convidou dois representantes aposentados, participantes do ONS atualmente vinculados à Eletros. O objetivo foi buscar informações mais detalhadas sobre o projeto previdenciário da nova fundação da Eletrobras, bem como suas implicações e possibilidades em relação à Eletros, fundação que atualmente administra o plano CV ONS.

Com o intuito de garantir transparência e compartilhar todas as informações e percepções da Intersindical ONS, realizaremos no próximo dia 07/10 live de contextualização do assunto com todos os participantes, ativos e aposentados do ONS. A atividade será transmitida às 17h, pelo canal do YouTube do STIU-DF. Ao longo desta semana iniciaremos a divulgação da live, que entendemos ser de grande interesse para toda a categoria.

OUTRAS DEMANDAS DA CATEGORIA – Canal de denúncia e reembolsos do plano de saúde/dental

Recentemente, recebemos em duas das quatro bases da Intersindical ONS denúncias anônimas a respeito do canal de denúncias do ONS. A Intersindical está levantando maiores detalhes sobre os fatos relatados e, em breve, solicitará reunião com a empresa para discutir o tema e apurar com mais profundidade as denúncias encaminhadas aos sindicatos.

Outro tema que também tem chegado aos sindicatos da Intersindical ONS diz respeito a problemas, sobretudo relacionados a reembolsos solicitados junto ao nosso plano de saúde/dental Bradesco. A Intersindical está coletando mais informações para balizar suas ações e, em breve, realizará uma pesquisa de opinião a fim de reunir mais elementos para enfrentar os problemas relatados pela categoria.

Filie-se ao seu sindicato e fortaleça a luta da categoria!