O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) lançou a cartilha “ASSÉDIO MORAL: O QUE É? O QUE FAZER?” para promover a conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho, especificamente entre os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras.

O objetivo é proporcionar um entendimento sobre o que constitui assédio moral, seus impactos sobre a saúde mental e produtividade dos trabalhadores, e destacar a importância de uma relação de respeito e integridade por parte da empresa em relação à categoria.

O documento foi produzido a partir do resultado da pesquisa da campanha salarial 2024. Os resultados acenderam o sinal vermelho: um grande número de trabalhadores do Sistema Eletrobras reivindicou respeito e dignidade no ambiente de trabalho.

Além disso, o clima organizacional foi avaliado como insatisfatório, com muitos expressando a percepção de que a Eletrobras falha em valorizar e respeitar sua equipe, o que tem levado à desmotivação para o desenvolvimento de uma carreira a longo prazo na empresa, considerada a maior potência do setor de energia e engenharia na América Latina.

Acesse a cartilha aqui.