Eletricitários e eletricitárias de todo o Brasil se unirão em um importante ato nesta quarta-feira, 8, das 9h às 12h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento tem como objetivos principais chamar a atenção do governo Lula para priorizar a articulação em torno da ADI 7385/2023 da Eletrobras, bem como, cobrar a reestatização da empresa e denunciar o desmonte da Eletrobras.

Desde o início de 2023, os eletricitários têm alertado insistentemente ao governo Lula de que as decisões que vem sendo tomadas pela direção da Eletrobras refletem diretamente na segurança, confiabilidade e disponibilidade operacional dos ativos de geração e transmissão, podendo resultar em um colapso no setor elétrico brasileiro, com prejuízos no fornecimento de energia à população.

Além disso, os eletricitários estão preocupados com o péssimo clima organizacional oriundo da prática da demissão em massa, assédio moral e da tortura psicológica que vem sendo feita pela atual direção da companhia, que tem potencializado o aumento da ocorrência de acidentes de trabalho, inclusive com acidentes fatais.

Nesse sentido, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) tem manifestado sua posição contrária a um possível acordo com a Eletrobras em detrimento da ADI 7385, reforçando a importância da manutenção da integridade da empresa e da segurança energética do país. O objetivo da ADI é assegurar o direito da União de votar de forma proporcional à participação das ações na empresa, acima do limite de 10%, uma vez que o governo detém cerca de 43% das ações.

Assim, o CNE destaca que a participação de todos é de fundamental importância para cobrar ações imediatas em relação ao controle da empresa, garantir a proteção dos trabalhadores e assegurar a soberania nacional do país.

Por Roberta Quintino / Via Salve a Energia.