Reprodução: Torre de energia (ThinkStock/VEJA).

O STIU-DF vem acompanhando o processo de apuração de um incidente de trânsito envolvendo equipe de atendimento da UTD Taguatinga, ocorrido há alguns dias.

Os trabalhadores haviam participado de atividade com o presidente da empresa e, depois de duas horas em pé acompanhando a palestra sobre os resultados parciais de 2023, já com o seu horário cumprido no dia, foram convocados de última hora para estender a jornada de trabalho. Registra-se que a equipe já estava desmobilizada e foi montada às pressas com eletricistas que não atuavam juntos. A viatura teve que ser reequipada com o aparato de ferramentas, EPIs e EPCs.

Em atendimento na área rural, ao transitar por estrada de terra e cascalho, sem sinalização e à noite, o condutor perdeu o controle do veículo numa curva e colidiu com o barranco, o que, devido ao calor do motor e às condições climáticas nessa época do ano no DF, acabou causando um incêndio na viatura. Muito abalados, os trabalhadores foram auxiliados por terceiros em contato com o COI. Felizmente, não se feriram.

Para o STIU-DF, não há dúvidas de que a fadiga, o cansaço e a pressão por resultados interferiram para a ocorrência desse incidente. São fatores que elevam os riscos físicos por afetarem a autonomia na tomada de decisões, sobretudo quando a situação exige respostas imediatas e seguras.

O Sindicato tem pontuado desde a implantação das escalas 6×3 que essas extensões frequentes de turno podem provocar acidentes e prejuízo à saúde física e psicológica dos (as) trabalhadores (as). Porém, ao contrário do discurso e propaganda institucional, a empresa vem negligenciando sobre esse assunto e praticamente estabelecendo 10 (dez) horas diárias de trabalho para os eletricistas de escala.

Ao reiterar que a luta pelo trabalho seguro, pela plena capacitação dos trabalhadores e contra a pressão desmedida por resultados constitui prioridade na sua atuação, o STIU-DF informa que tomará todas as medidas necessárias para que o direito ao descanso e à saúde laboral prevaleça e seja respeitado no âmbito da Neoenergia Brasília.


???????? Seja amigo (a) do STIU-DF
Instagram: www.instagram.com/urbanitariosdf
Facebook: https://goo.gl/2NLJXH
Twitter: https://goo.gl/3ExDyo