A Intersindical ONS participou neste mês de junho de atividades relevantes para os trabalhadores e trabalhadoras do Operador Nacional. Abaixo elencamos o andamento das negociações e acompanhamento dos acordos coletivos, bem como, sobre a eleição na Eletros, dentre outros:

ACT específico de teletrabalho:

Após duas rodadas de negociações com a empresa, realizadas em maio e junho e a formalização da empresa no dia 02/06/2023 a Intersindical ONS realizou, nos dias 12, 13 e 14 de junho, as assembleias para deliberação da proposta negociada para o ACT específico de teletrabalho.

Nas assembleias realizadas pelos sindicatos que compõe a Intersindical ONS as(os) trabalhadoras(es) aprovaram, em todas as bases, a proposta resultante das negociações e no dia 15/06 a Intersindical ONS informou oficialmente a empresa sobre os resultados de aprovação da proposta de ACT específico de teletrabalho.

Como destaque a esse processo de renovação do ACT desejamos frisar que, apesar de não termos alcançado todas as melhorias que propomos, consideramos que positivo o fato desse novo ACT ter uma validade de dois anos, conquista decorrente de nosso pleito e que consideramos importantíssimo, pois, isso pode evitar problemas de renovação em período concomitante com a possível renovação da diretoria do ONS, em 2024, quando três dos cinco diretores perceberão a conclusão de seus mandatos. Por fim, desejamos parabenizar a categoria da base Rio de Janeiro (SENGE-RJ e SINTERGIA-RJ) que, reconhecendo o papel dos sindicatos no processo negocial do ACT específico de teletrabalho,  aprovou o desconto de taxa negocial em relação ao ACT de Teletrabalho.

Esperamos que nos próximos processos negociais as(os) trabalhadoras(es), não só do Rio de Janeiro, mas das demais bases, tenham maior compreensão que a garantia dos direitos já conquistados e as chances de novas conquistas, seja na divisão da riqueza por vocês gerada, seja na forma de melhores e mais seguras condições laborais, são diretamente proporcionais à sua organização por meio das entidades sindicais, que, se não fortalecidas, não conseguirão atuar e suprir as expectativas coletivamente almejada por vocês.

PAUTA DO ACT 2023/2024

Com o costumeiro respeito e organização a Intersindical ONS executa, antecipadamente, a pesquisa para preparamos a pauta do ACT anual, que neste ano tem foco nas cláusulas anuais e, portanto, desejamos conclamar a categoria a participar da pesquisa, formulando suas propostas, no período de 04 a 30/07/2023.

Basta acessar o link:  https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/intersindicalons

É de suma importância a participação de toda a categoria na formulação das sugestões e/ou propostas a nossa pauta do ACT, lembrando que nossa data base é em primeiro (01) de setembro mas nossa pauta deve ser elaborada com antecedência para permitir, que nos primeiros dias de agosto possamos iniciar as negociações com a empresa.

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO ACT 2022/2024

A Intersindical encaminhará à empresa carta solicitando, para o mês de julho/23, a realização de reunião de acompanhamento do ACT vigente 2022/2024, quando também irá propor o calendário para as negociações do ACT 2023/2024, que tem data base primeiro de setembro.

A Intersindical ONS informará posteriormente à categoria sobre os assuntos tratados, bem como o cronograma das negociações do ACT. Ressaltamos mais uma vez que o período para as sugestões a pauta para o ACT 2023/2024 será de 04 a 30/07 e os trabalhadores podem acessar o link : https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/intersindicalons  e fazer suas sugestões.

ELEIÇÕES DA ELETROS

Na última quinta (29) a ELETROS divulgou os resultados da eleição para os conselhos Fiscal e Deliberativo, assim como para a Diretoria Financeira. Desejamos parabenizar toda a categoria pela participação nesse processo importantíssimo para garantir os direitos dos participantes junto a Eletros e desejamos que todos os eleitos possam, ao assumir seus mandatos, desenvolver suas funções conforme os compromissos de campanha debatidos e parabenizamos também a participação dos candidatos não eleitos nesse processo.

Nos próximos dias a ELETROS homologará as candidaturas democraticamente eleitas e a Intersindical ONS trará novas informações à categoria.

INTERSINDCIAL ONS – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.