Em agenda oficial com o Ministro do Trabalho Luiz Marinho, o Coletivo Nacional dos Eletricitários, acompanhado dos deputados federais Alencar Santana e Erika Kokay, apresentou ao Ministro e sua equipe, os riscos ao sistema elétrico nacional advindo das sucessivas demissões que estão ocorrendo no Sistema Eletrobras.

Na reunião os presentes mencionaram que depois da desestatização da empresa, se alastrou na Eletrobras um péssimo ambiente de trabalho e convivência.

A precarização das condições de trabalho, a redução dos quadros e o aumento da terceirização é uma fórmula nefasta pós privatização que sempre traz o aumento de acidentes de trabalho, inclusive fatais, horas extras desenfreadas e sobreaviso sem fim. E esse tem sido o destino do Sistema Eletrobras.

Ainda, tratou-se de questões relacionadas a assédio moral, possíveis transferências compulsórias de trabalhadores para outros estados e também, a perseguição aos dirigentes sindicais e de associações em virtude dos atos legítimos de luta pela reestatização da Eletrobras.

Outro ponto importante, foi o processo de reintegração dos trabalhadores do Sistema Eletrobras, apresentando as alternativas plausíveis e caminhos possíveis.

Atentos às ponderações dos parlamentares e dos dirigentes sindicais, o Ministro Luiz Marinho e sua equipe, registraram todas as denúncias, se comprometeram a acompanhar e dar encaminhamento a todas as demandas do Coletivo Nacional dos Eletricitários.

Fotos:

Fotos: Allexandre dos Santos Silva
Assessoria Especial de Imprensa/MTE; Rogério Tomaz Jr. (Equipe Alencar Santana) & Letícia Spindola (Equipe Erika Kokay)

Via Salve a Energia.