No dia 18 de maio de 2023, a Intersindical ONS participou da primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho específico de teletrabalho 2022/2023, com vistas a celebrarmos o ACT para novo ciclo.

Na ocasião, o ONS apresentou resposta à proposta que a Intersindical ONS havia sugerido e, de forma resumida, a empresa decidiu não acatar nenhuma das sugestões que a Intersindical apresentou, ou seja, não concordou com a continuidade da comissão de trabalhadores que avaliava as condições e propunha melhorias ao regime de teletrabalho e a manutenção do regime nas condições de dois dias em regime presencial.

Diante da proposta inicial da empresa, a Intersindical ONS reafirmou a necessidade de serem aceitas pelo ONS as propostas de melhoria formuladas pela Intersindical ONS e solicitamos nova rodada de negociação, a qual ocorreu no dia 30/05/2023.

Na segunda rodada de negociações foi possível avançar em cláusulas propostas pela Intersindical ONS, mas solicitamos a reavaliação de pontos considerados importantes para a categoria, com o intuito de alcançarmos novos avanços. No final da tarde da última sexta-feira (2) a empresa formalizou sua proposta para renovação do ACT e agora, após termos um termo que apresenta alguns avanços, a Intersindical vem comunicar a categoria que as entidades sindicais que formam a Intersindical ONS: SENGE-RJ, SINTERGIA-RJ, STIU-DF, SENGE-PE e SINERGIA-SC, estarão, na próxima semana, realizando assembleias deliberativas junto a suas bases, para apreciar e deliberar sobre a proposta formulada pelo ONS.

A intersindical ONS deseja esclarecer à categoria que após uma árdua negociação em que, para conseguirmos os avanços alcançados, foi necessário aguardarmos a conclusão das rodadas de negociação até podermos ter, efetivamente, uma proposta formal para só assim trazermos as informações à categoria.

Para termos êxito nas negociações com a empresa é preponderante que os representantes sindicais tenham uma estratégia de perseverança, de manter a calma e a prudência em não antecipar a divulgação de detalhes das negociações a fim de evitar possíveis retrocessos, no processo negocial, e assim alcançarmos avanços em nossos ACTs.

Fiquem atentos aos comunicados dos sindicatos de sua base que informarão, em breve, as datas das assembleias para deliberação do ACT específico de teletrabalho.

Juntos somos mais fortes – Intersindical ONS:  STIU-DF, SENGE-RJ, SENGE-PE, SINTERGIA-RJ e SINERGIA-SC