Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater as demissões na Eletrobras e seus impactos na segurança do trabalho e nas instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. A audiência atende o requerimento dos deputados Airton Faleiro (PT-PA) e Erika Kokay (PT-DF).

No requerimento, os parlamentares ressaltam que as empresas do Sistema Eletrobras vêm apresentando uma redução sistemática do seu quadro de empregados após o processo de capitalização.

“O fechamento de postos de trabalho é resultado da adoção de vários programas de desligamento, eixo central da estratégia de reestruturação da empresa. Entre 2018 e 2022 a Eletrobras registrou uma queda de quase 40% em seu quadro de empregados. De acordo com o Relatório de Administração de 2022, estão programados mais 1.551 desligamentos para 2023”, apontam.

O documento destaca ainda que, recentemente, a Eletrobras contratou consultoria para seleção de quadros técnicos, no entanto, devido ao enviesamento político da seleção a mesma acabou por ser suspensa. E

“E mesmo que prosseguisse, o tempo médio de formação de um técnico neste setor é em torno de 12 anos, ou seja, o sistema elétrico brasileiro continua exposto à falta de mão de obra qualificada na Eletrobras devido à nova forma de gestão privada da empresa. Enquanto isso, a União segue sendo a garantidora de toda e qualquer situação que porventura essa gestão possa causar. Para garantir a segurança dos trabalhadores que mantem o Brasil ligado, é fundamental entender o que está se passando na dita nova Eletrobras”.

A atividade acontece, às 10h30, no Anexo II, Plenário 12.

Foram convidados para a audiência os seguintes representantes:

GIÁCOMO BASSI

Superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da ANEEL

FELIPE VASCONCELLOS

Advogado, Professor e Consultor em Litígio Estratégico Internacional

GUSTAVO TEIXEIRA

Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento

FRANCISCO FERREIRA DA SILVA

Representante da FURCEN

WELLINGTON SOARES

Representante do CNE

WILSON FERREIRA JR.

Presidente da Eletrobras – não confirmou

Por Roberta Quintino l Salve a Energia.