Em defesa da Eletrobras pública, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras vão realizar um ato nesta quarta-feira (12/04), às 17h30, em frente ao Congresso Nacional. A categoria tem como objetivo denunciar a nefasta privatização da estatal elétrica, que impacta a conta de luz dos consumidores residenciais, indústria e comércio.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, a Medida Provisória 1.031/21, que prevê a privatização da Eletrobras, propõe um processo de descotização que aumenta substancialmente a tarifa de energia pelos próximos 30 anos, período de vigência de concessão.

De acordo com a Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras – AESEL, o impacto inicial no bolso da população será de aproximadamente 14%.

A hora é agora

Sem apresentar qualquer estudo que aponte os riscos da entrega da Eletrobras, o governo federal tem acelerado o processo de venda da empresa. Nesta terça-feira (11/04), o relator da MP do Apagão, Elmar Nascimento (DEM-BA), apresentou parecer preliminar aos líderes partidários.

O STIU-DF ressalta que o momento requer ampla mobilização da categoria e que ações de resistência e articulação são fundamentais para impedir a aprovação da Medida Provisória no Congresso Nacional.

Por uma questão de segurança, respeitando as diretrizes sanitárias devido a pandemia do Covid-19, pedimos que todos compareçam ao ato de máscara.

Essa luta é de todos!