No último dia 08.04, o Estado do Amapá sofreu um novo apagão. Em menos de seis meses os amapaenses ficam novamente no escuro. As 18h34 ocorreu desligamento de todo sistema de energia do Estado, atingindo 14 dos 16 municípios, incluindo a capital Macapá e Santana que concentram 80% da população. Praticamente os mesmos municípios afetados pelo Apagão que ocorreu em novembro passado.

O Operador Nacional do Sistema está apurando de quem é a responsabilidade da vez. Vale lembrar que no apagão passado, a responsabilidade ficou por conta da empresa privada Isolux que controla a LTME (Linhas Macapá Transmissora de Energia). A empresa privada ainda recorre da multa aplicada pela ANEEL, mesmo tendo causado o apagão que durou 22 dias para ser completamente restabelecido. De acordo com comunicado da CEA, desta vez, o problema ocorreu na linha Jurupari – Laranjal do Jari, de responsabilidade da mesma empresa privada Isolux (CONTRATO DE CONCESSÃO Nº 04/2015-ANEEL).

Novamente, a estatal Eletrobras Eletronorte, que foi fundamental para o restabelecimento da energia no Estado naquela ocasião, prontamente dispôs de sua equipe técnica para ajudar no restabelecimento do fornecimento de energia. Mais uma vez, uma empresa estatal socorre a segurança energética do Amapá por uma ocorrência causada por uma empresa privada.

Ainda assim, o Governo Federal insiste em tentar privatizar a Eletrobras. A MP 1031/21 enviada ao Congresso Nacional tramita em regime de rito sumário. Ou seja, sem discussão com a sociedade. Se esta MP for aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal, o Brasil sofrerá com o aumento da conta de luz e a segurança energética estará em risco, podendo provocar apagões de Norte a Sul do País.

A Eletrobras é uma empresa lucrativa, que possui capacidade de investimento, capacidade de endividamento, quadro técnico de excelência, que desenvolve e integra regiões, que garante o uso múltiplo das águas, e a segurança de suas barragens. Uma empresa estatal que garante a energia do Brasil. A Eletrobras cumpre plenamente com o papel de uma empresa estatal. Do Brasil para os brasileiros.

VETA MP DO APAGÃO. ELETROBRAS PÚBLICA. BRASIL SOBERANO