Na manhã desta quinta-feira (17/12), o STIU-DF realizou uma assembleia para informar aos reclamantes do processo da URP 88 sobre o andamento da ação. Além disso, comunicaram sobre a votação para alteração estatutária da E-Vida, que se encerra hoje, às 18h.

Os representantes do STIU-DF informaram que, após pedido do Sindicato para mediação na Câmara de Conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU), a empresa considerou uma proposta com deságio de aproximadamente 30% para pagamento do passivo. No entanto, de acordo com análise conjunta, sindicato, contabilista e corpo jurídico da entidade sindical, os cálculos apresentados pela Eletronorte estão inconsistentes.

Diante disso, o STIU-DF está refazendo os cálculos de cada reclamante para posterior divulgação e deliberação da proposta. Para facilitar o envio dessas informações, a entidade sindical convoca todos os beneficiários da ação a realizar cadastro no site da entidade por meio do link: https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/urp/

Logo após atualização dos valores, o Sindicato convocará nova assembleia para apreciação do termo, provavelmente, ainda na primeira quinzena de janeiro 2021.

Entenda o caso

O processo judicial chamado URP/1988, ingressado no TRT (5ª Vara – 10ª região) pelo STIU-DF em 1991, em nome de todos os seus filiados que eram empregados(as) da Eletronorte em 1988, visava garantir a reposição da perda salarial daquele ano, provocada pelo governo Sarney, com o congelamento, em alguns meses de abril a outubro de 1988, da URP (Unidade de Referência de Preços, índice obtido pela média trimestral do IPC-IBGE, para reajuste mensal compulsório dos salários, numa época de inflação mensal elevada).

E-Vida

O conselheiro eleito da E-Vida, Ikaro Chaves, falou aos participantes sobre o processo de discussão para alteração estatutária da caixa de assistência dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte. De acordo com Chaves, as alterações apresentadas pela empresa que prejudicariam os participantes foram rechaçadas, assim, a proposta atual de mudança do estatuto traz benefícios aos assistidos.

No entanto, para garantir as modificações é necessário atingir um quórum mínimo de votação, e para isso, o STIU-DF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras a participarem do pleito eleitoral. O encaminhamento do Sindinorte é pela aprovação da proposta.

Lembramos que o prazo para votação se encerra hoje, às 18h. Para votar, acesse o link:  https://www.tafner.inf.br/eleicao/evida/Votacao.aspx?ele=ldkeozmovm