Após quatro rodadas de negociação, sendo todas virtuais e dois meses e meio de prorrogação do ACT Nacional, a Eletrobras apresenta uma proposta para dar andamento ao processo negocial. É fato que o cenário COVID alterou sobremaneira as relações de trabalho, e também as relações negociais empresa e entidades representativas dos trabalhadores.

Ao longo dos últimos dois meses o CNE tem solicitado da Eletrobras a suspensão do processo negocial, pelo menos até dezembro deste ano. A Empresa, que em um primeiro momento preferiu apresentar propostas para o acordo como um todo (congelamento de SAN e ATS por dois anos, retirada de diversas cláusulas entre elas -13º talão de ticket, normas e regulamentos de pessoal, auxílio doença, quadro de pessoal), acabou por não acatar a proposta do CNE como foi apresentada.

Mas, trouxe para a mesa de negociação uma proposta intermediária. A prorrogação do ACT Nacional seria até 30 de setembro, no entanto, com o congelamento da contagem de tempo do SAN no período e, no caso, da Eletronorte, a exclusão da cláusula 24ª do ACT específico que trata da hora in itinere. Ainda, seria realizado o pagamento do adiantamento do 13º salário para 17/07.

Apresentada como proposta final por parte da empresa, as assembleias deverão ocorrer até dia 15/07. Na Eletronorte sede, esta será realizada amanhã.

O próprio processo das assembleias é um grande desafio. No caso da Eletronorte sede, será disponibilizada uma sala virtual no Zoom (limite de 100 pessoas), e o debate será transmitido ao vivo pelo YouTube. Para acessar a transmissão da assembleia basta clicar no link: https://youtu.be/-nmT1I01OIQ . Desta forma, poderão haver as perguntas na própria sala do Zoom e pelo chat do YouTube. O link de acesso ao Zoom será disponibilizado durante a assembleia.

O canal de votação da proposta se dará por meio do site do STIU-DF, no período de 9h às 12h, do dia 08 de julho.  Votação da proposta pelo link: https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/assembleia/index.php . Sabemos que há dificuldades, na interação em processos desta natureza, no entanto, foi a maneira encontrada para podermos comunicar e deliberar sobre a proposta da Eletrobras.

PAUTA ASSEMBLEIA: 1 – INFORMES (URP, PLR). 2 – DESLIGAMENTOS NA ELETRONORTE. 3 – ACT NACIONAL DELIBERATIVO.

Links importantes:

– Link da Assembleia Deliberativa Eletronorte será aberto às 9h: https://youtu.be/-nmT1I01OIQ

– Link do aplicativo Zoom para falar na assembleia e tirar dúvidas será disponibilizado às 9h30, na descrição do vídeo no YouTube.

– Link para votação ficará aberto de 9h às 12h: https://www.urbanitariosdf.org.br/dw/assembleia/index.php