Com a pandemia da COVID-19 o que mais necessitamos é preservar nossas vidas, a vida dos que amamos bem como de todas as pessoas de nosso planeta e então o primordial é agir com segurança buscando o isolamento social e a quarentena, ou seja, ficando em casa e, caso não seja possível, buscar adotar todos os cuidados e precauções possíveis, àquelas indicadas pela comunidade médica e científica.

Dito isso: #FiquemEmCasa; e nesse intervalo a Intersindical ONS sugere aos trabalhadores do Operador que atentem para o período de mudança de perfil de investimento que está em curso (de 15/04 a 18/05). Durante os últimos dias todos nós estávamos (e continuamos) atentos as alterações em nossas rotinas por conta da COVID-19, mas chegamos à última semana para que os participantes da Eletros venham a avaliar o assunto e a intersindical ONS acha importante alertar a todos.

Evidentemente que a pandemia alterou todo o modo de vida da população da terra e isso acarretou uma série de impactos, inclusive econômicos e tais impactos atingem a todos, até mesmo os participantes da ELETROS.

Em um momento de crise de saúde, com impactos severos na economia, é inevitável que haja turbulências nas bolsas de valores ao redor do mundo e isso ocorreu também com os investimentos geridos pela ELETROS.

A crise que atravessamos traz muitas incertezas e uma delas, no campo da economia, é de projetar o tempo que essa crise perdurará e quais os prejuízos trarão para os investimentos que cada um detém na ELETROS.

Assim, o momento em que se abre uma opção de mudança de perfil coincide com um período de forte queda nos ativos de renda variável (investimentos em ações) e de acordo com o perfil de investimento de cada pessoa, pode-se ter se observado maior ou menor prejuízo, por conta da queda observada principalmente no mês de março/2019. A exceção das pessoas que estejam no perfil superconservador, todos os demais perfis possuem um determinado percentual de aplicação em renda variável (ações na bolsa).

A ELETROS, segundo análise do coordenador da intersindical ONS e diretor do STIU-DF , Ailton Andrade,  tem se esmerado em uma administração criteriosa e responsável, na condução dos ativos que cada participante. Com a queda brutal nos ativos negociados em bolsa a ELETROS não passou incólume as perdas e isso levou a diversos trabalhadores a questionarem os dirigentes da Intersindical quais medidas adotar nesse momento.

O coordenador da intersindical ONS afirma que a decisão para mudança de perfil é uma decisão pessoal e que deve ser tomada observando diversas variáveis, dentre as quais destaca: aversão e/ou tolerância ao risco, tempo (previsão) de permanência como participante, conhecimento do perfil escolhido para cada participante da ELETROS.

Assim a escolha de permanecer ou alterar seu perfil de investimento é uma intrincada decisão que exige bastante observação (além daquelas aqui apontadas) e para isso é importante que todos possam se inteirar do assunto, acessando o site da ELETROS, na área especifica de participante (cada participante tem de fazer seu login com senha própria), nesse ambiente você pode ler um e-book sobre perfil de investimento, fazer um teste para avaliar qual o perfil se adequa mais a seu padrão.

Indicamos também que todos leiam o relatório do mês de março/2020 e escutem o podcast de investimentos de março/2020, no link https://www.eletros.com.br/podcast-de-investimentos/. Destacamos no podcast a fala do Diretor Financeiro da Eletros – Max Leandro, quando tece comentários (especialmente a partir do minuto 21) sobre o período de mudança de perfis. Sugerimos também que verifiquem o relatório de investimento de Abril/2020, no link: https://www.eletros.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Relatorio_Investimentos_Abril_2020.pdf.

Salientamos que é uma decisão pessoal e que não é fácil, considerando a crise atual e sobre a qual não há como prevermos em que tempo arrefecerá, mas é importante ressaltar que as perdas atuais, por mais que possam até tornarem maiores, podem, ao longo do tempo reverter-se.

Assim pedimos a todos que analisem com cautela e atenção a questão de alteração de perfil de investimentos. Há na linguagem do mercado de ações o conceito de “realizar lucros e/ou perdas”, que a grosso modo pode-se traduzir na compra ou venda de ações em períodos de alta ou baixa. A alteração de perfil de investimento tem essa nuance e é necessário que cada um avalie sua opção de forma consciente, buscando informações e se assegurando de que sua tomada de decisão não seja realizada de forma intempestiva, precipitada ou mesmo por conta de aspectos momentâneos.

Pedimos que todos busquem se informar, acessem o site da ELETROS, principalmente a área do participante, para que estejam seguros da decisão que tomarão até o dia 18 e mesmo aqueles que,  porventura,  já tenham registrado alterações, saber que ainda é tempo para refletir sobre o que foi adotado e, caso tenham interesse, possam rever sua decisão.

A intersindical ONS deseja que todos os trabalhadores e seus familiares possam atravessar essa pandemia garantindo aquilo que é primordial – sua vida, sua saúde e fiquem certos que todos os dirigentes sindicais representados na Intersindical têm se mantido vigilantes e atuantes na defesa dos trabalhadores do ONS e também em relação ao patrimônio que cada um, com sacrifício, poupa na ELETROS e por conta disso traz essa nota para reflexão de todos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – INTERSINDICAL ONS.