Nunca se soube, até hoje, um momento tão importante para o trabalhador se unir a um sindicato. No momento em que 26 bilionários tem a mesma riqueza que 50% da população mundial. Os sindicatos lutam para que os trabalhadores se beneficiem de uma melhor distribuição dos lucros das empresas, o que, por sua vez, leva a uma economia próspera e a uma sociedade estável. Então, o que as entidades sindicais oferecem?

1 – Melhores salários e benefícios sociais

Está comprovado que os trabalhadores que pertencem a um sindicato ganham mais do que os não sindicalizados. Os sindicatos utilizam sua força coletiva para negociar melhores salários, aposentadorias, férias, convênio médico, horas extras e outros. Os sindicatos realizam negociações com a empresa para obter o melhor negócio possível para os empregados, para que os mesmos não precisem realizar a negociação diretamente com o patrão.

2 – Proteção Pessoal

Os sindicatos apoiam o empregado. Se o empregador tratar o trabalhador injustamente, você pode contar com o apoio e a representação especializada. Um delegado sindical é a pessoa confiável a quem recorrer quando o trabalhador não está feliz com o que acontece no trabalho ou quando a administração mostra comportamento reprovador. E, como a automação e a robótica estão transformando o local de trabalho, os sindicatos exigem treinamento, aprendizagem ao longo da vida e proteção social para que os trabalhadores possam se adaptar no processo de transição para o novo mundo do trabalho.

3 – Igualdade

Os sindicatos defendem a igualdade de direitos e salarial. Lutam contra a discriminação de raça, gênero, orientação sexual e deficiência. Fomentam o respeito e a dignidade no local de trabalho. Os sindicatos promovem o direito à maternidade, o trabalho flexível e os pagamentos de paternidade para que as responsabilidades de cuidados que possam ser compartilhadas. Atualmente, alguns sindicatos grandes do mundo estão sendo liderados por mulheres e os sindicatos incentivam e apoiam ativamente as mulheres e os jovens para assumam cargos nos comitês sindicais. Como delegado sindical, pode melhorar o seu local de trabalho.

4 – Saúde e segurança

Fato comprovado: os locais de trabalho sindicalizados são mais seguros. Isto se deve aos sindicatos não permitirem que os trabalhadores arrisquem suas vidas para alcançar os objetivos de produção ou para economizar dinheiro da empresa. As únicas pessoas com autoridade moral para avaliar os riscos são aquelas que enfrentam esses riscos. A única maneira de ser ouvido é ter um sindicato. Com o apoio do sindicato, o trabalhador se sentirá seguro ao rejeitar um trabalho perigoso, sem arriscar o seu emprego. Os sindicatos realizam campanhas constantemente para conquistar melhores condições de trabalho.

5 – Solidariedade

Os sindicatos contam com uma extraordinária rede de comunicação que abarca todo o mundo. Os sindicatos globais, como IndustriALL, que tem mais de 600 sindicatos filiados em 140 países, podem tirar proveito da adesão de milhões de trabalhadores para prestar atenção às maiores corporações do mundo. Os sindicatos globais podem levar para a alta administração de uma empresa multinacional, um problema sério que não está sendo levado em consideração na fábrica ou no escritório.

Frequentemente, a alta administração não está ciente de um problema que está ocorrendo localmente e os sindicatos globais podem ajudar a resolver um problema local. Ao aderir a um sindicato, você se junta a uma família global.

Fonte: http://www.mundosindical.com.br