Milionário, colecionador de carros esportivos, gestor bem sucedido no mercado elétrico privado. É ex-presidente da CPFL, hoje controlada pela Chinesa State Grid. Esse é Wilson Pinto, que assumiu a presidência Eletrobras em julho de 2016 com a promessa de que a estatal não seria privatizada.

No comando da Eletrobras, iniciou um Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG), onde ficou evidente as pretensões do gestor. Na lista, está o favorecimento do mercado financeiro com a entrega do controle acionário da Eletrobras, demissão de 12 mil trabalhadores e a penalização da população brasileira com o aumento da tarifa de energia.

Wilson Pinto chamou os trabalhadores da Eletrobras de vagabundos, tentou aumentar seu salário em 46%. Descumpriu o estatuto da própria estatal ao ocupar mais de 5 cargos em conselhos de administração, foi o primeiro presidente da história da Eletrobras a receber advertência da Comissão de Ética da Presidência da República. Age em conflito de interesses através da atuação em diversos conselhos de administração de empresas do setor, além de contratar serviço que não é de competência da Eletrobras, burlando a Lei de Licitações através de inexigibilidades.

Por esses motivos, as entidades sindicais que representam os trabalhadores da empresa exigem a saída do presidente da Eletrobras. Assim, nesta sexta-feira (15) vão promover nas redes sociais, com início às 10h, um twitaço para pressionar e reivindicar a imediata renúncia de Wilson Pinto.

No twitaço devem ser usadas as hashtags #ForaWilsonPinto  e #EletrobrasPública

Confira as mensagens a serem postadas:

Wilson Pinto solicitou um aumento de 46% do próprio salarial, ao mesmo tempo em que negocia um reajuste de 1,69% para a categoria eletricitária. #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública

O presidente da Eletrobras quer favorecer o mercado com a entrega do controle acionário da empresa, demitir 12 mil trabalhadores e penalizar a população brasileira com o aumento da tarifa de energia. #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública

Pela saída imediata do presidente entreguista da Eletrobras.  #ForaWilsonPinto #EletrobrasPública

Fora Wilson Pinto, entreguista do patrimônio do povo brasileiro! #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública

A privatização representa um ataque à soberania e segurança nacional do país. #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública

DEFENDER A ELETROBRAS PÚBLICA É DEFENDER O BRASIL #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública

O aumento da energia cabe no seu bolso? #ForaWilsonPinto  #EletrobrasPública