Desde o anúncio da privatização da Eletrobras e suas subsidiárias, em agosto de 2017, o Coletivo Nacional dos Eletricitários tem estabelecido, semanalmente, uma agenda de lutas em defesa da maior estatal elétrica da América Latina.

Nesta terça-feira, 15, os dirigentes sindicais participam, em Brasília, de uma plenária ampliada do CNE com a participação de movimentos populares e entidades sindicais para discussão e planejamento dos próximos passos da luta contra a privatização da Eletrobras.

Na Câmara dos Deputados será realizada mais uma audiência pública da Comissão Especial do PL 9436/18, que trata da desestatização da Eletrobras. A atividades está agendada para o dia 16, quarta-feira, às 14h30, no plenário 1, anexo II.

Greve geral

Além da mobilização para barrar a venda da Eletrobras, os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema aprovaram para o dia 22 de maio uma paralisação nacional de 72 horas em repúdio à falta de avanços na negociação do acordo coletivo de trabalho da categoria. Foram realizadas três rodadas de negociações e, até o momento, a empresa não apresentou nenhuma proposta.

Mobilização

A categoria eletricitária precisa participar e pressionar os parlamentares para se posicionarem contra a entrega da maior estatal elétrica da América Latina, a Eletrobras. A participação dos trabalhadores e trabalhadoras é essencial na luta contra a venda do patrimônio brasileiro.

CALENDÁRIO DE LUTAS DO CNE

Dia 14.05

14 horas – Reunião CNE

. Discussão dos encaminhamentos da luta contra a privatização da ELETROBRAS, pós-relatórios da MP 814 e PL 9463. Com a participação das Assessorias Parlamentar, DIEESE e Jurídica

Local: STIUDF

Brasília/DF

Dia 15.05

09h00 – CNE/INTERSINDICAL Distribuição

. Reunião com os Sindicatos que compõem a INTERSINDICAL Distribuição para nivelamento e debates da proposta da Empresa Brasileira Distribuidora de Energia Elétrica

Local: STIUDF

Brasília/DF

Dia 15.05

18h00 – CNE

.  Plenária Ampla do CNE com a FUP, Movimentos Populares, Sindicais, Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Centrais Sindicais para discussão da continuidade da luta contra a privatização da ELETROBRAS

Local: SINDSEP

Brasília/DF

Dia 16.05

09h00 – CNE

. Reunião de preparação para 4ª Rodada de Negociação do ACT Nacional com a ELETROBRAS

Local: STIUDF

Brasília/DF

Dia 16.05

14h30- PL 9463

. Audiência Pública da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS

Local: Anexo II – Plenário 1

Câmara dos Deputados

Brasília/DF

 Dia 16.05

. Privatização da ELETROBRAS, Segurança Energética e Tarifa de Energia

Local: Clube de Engenharia

Rio de Janeiro/RJ

Dia 17.05

10h00 – ACT 2018/PLR 2017

. Reunião com a ELETROBRAS – 4ª Rodada de Negociação do ACT Nacional e PLR 2017

Local: Imperial Hotel

Brasília/DF

De 22 a 24.05

. GREVE de 72 horas