IELN

O Sindinorte esteve reunido de 21 a 23 de fevereiro de 2011, em Rio Branco, AC, discutindo e planejando a campanha de data-base específica 2011/2012. Nesse período, os dirigentes sindicais fizeram uma avaliação da campanha 2010/2011 e analisaram a conjuntura na qual ocorrerá a data-base deste ano. A preocupação do Sindinorte diz respeito a como será tratada a transformação do Sistema Eletrobras, pois em 2010 a Eletronorte utilizou a unificação do Sistema para não avançar nas negociações com os sindicatos que compõem a Intersindical Norte. Não aceitaremos essa postura. Entendemos a importância desse processo, mas não podemos abrir mão da independência necessária à gestão de nossa empresa; afinal, a Eletronorte possui especificidades que só podem ser tratadas por sua Diretoria.
Outro fato amplamente debatido foi o corte de R$ 50 bilhões anunciado pelo Governo Federal. Apesar de ser um fator importante no cenário das negociações, temos a clareza de que, para transformar o Sistema Eletrobras na “Petrobras do setor elétrico”, o governo saberá conduzir esta campanha com a coerência necessária para cumprir essa determinação. Caso isto não ocorra, os trabalhadores e as trabalhadoras saberão se posicionar.
Na Eletronorte, um ponto crítico deve ser debatido com a seriedade que o tema requer: o rumo que vem tomando a empresa com o novo modelo do Setor Elétrico e a reestruturação promovida pela própria Eletronorte. O debate sobre a renovação das concessões no setor foi fundamental para mostrar um dos próximos desafios a serem enfrentados pela categoria eletricitária.
A criação da caixa de assistência à saúde aos aposentados e aposentadas do setor elétrico é outra questão de suma importância nesta campanha. É inegável a necessidade de oferecer assistência a esses trabalhadores e trabalhadoras, porém, o processo deve ser feito com extrema cautela e responsabilidade.
Com esse cenário, a campanha deste ano deve ser pautada pelo fortalecimento de nossas empresas e de nossos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente a Eletronorte. O Sindinorte está lançando a campanha de data-base específica 2011/2012, de acordo com o calendário abaixo. Para participar, preencha o formulário no verso desta página ou acesse o link: http://www.stiudf.org.br/sindinorte.

  • 1.º/MAR: início da campanha data-base específica 2011/2012
  • 2 a 22/MAR: levantamento das sugestões para a pauta de reivindicações
  • 22 A 23/MAR: consolidação da pauta de reivindicações
  • 28 A 30/MAR: realização das assembleias para aprovação da pauta de reivindicações
  • 31/MAR a 1.º/ABR: consolidação da proposta FINAL da pauta de reivindicações
  • 4/ABR: entrega da pauta reivindicações à Eletronorte
  • 10 A 11/MAI: primeira rodada de negociação

Quadrimestral Rio Branco, AC

Nos dias 25 e 26 de fevereiro ocorreu a 2ª reunião de acompanhamento do ACT Específico. A empresa escondeu-se mais uma vez atrás do discurso da “unificação do sistema” e apresentou a criação de grupos de trabalho para tratar dos temas: adicional de periculosidade, credenciamento dos genitores no PPRS, hora de percurso em viagem, adicional noturno. Ponto resolvido foi a questão da antiguidade: a Eletronorte pagará no contracheque de março a promoção por antiguidade (1,5%), com retroatividade quando for o caso, aos trabalhadores e às trabalhadoras que aderiram ao PCR e completaram os 24 meses sem promoção por mérito.

Curva Tamburello

Hoje, 2 de março, o Sindinorte e seu corpo jurídico estão reunidos em Brasília para discutir o cenário e os desdobramentos da suspensão da Curva Tamburello. As assembleias ocorrerão nos dias 3 e 4 de março. Participe!!!

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF