Todo  o complexo de Furnas está ameaçado pela proposta de privatização do governo federal que pretende entregar à iniciativa privada a Eletrobras e suas subsidiárias por  cerca de R$ 20 bilhões. Assim, para barrar a venda da estatal, nesta terça-feira, 31, será realizado, na Câmara dos Deputados, o Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa de Furnas.

Controlada pela Eletrobras, Furnas Centrais Elétricas é uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. A estatal opera e mantém um sistema por onde passa cerca de 40% da energia que move o Brasil, atuando em 15 estados e no Distrito Federal.

O parque transmissor de Furnas concentra mais de 24 mil Km de linhas, possui ainda 71 subestações, sendo responsável por quase 10% da energia produzida no país. São 20 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e três parques eólicos.

A criação da Frente em Defesa de Furnas foi requerida pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). De acordo com o requerimento nº 7352, a frente é composta 260 parlamentares, entre senadores e deputados.

DEFENDER FURNAS É DEFENDER O BRASIL.