O Ministério de Minas e Energia deve iniciar em janeiro de 2011 a implantação do projeto de telhados solares no país, denominado “120 Telhados”. A entidade aguarda a aprovação da Finep, que será responsável pela liberação dos recursos. De acordo com o diretor de Departamento de Desenvolvimento Energético do MME, Hamilton Moss, a ideia é instalar sistemas fotovoltaicos em 120 residências de todo o Brasil a fim de se ter mais conhecimentos sobre questões relacionadas à tecnologia e regulamentação da fonte.
“Do ponto de vista de sistemas inteligados à rede, tínhamos uma necessidade de conhecer um pouco mais a questão de tecnologia, regulamentação, tanto do ponto de vista da modelagem do setor elétrico como um todo, como da qualidade de energia da rede”, explica o executivo, que participou do Workshop VII Rio Energias Renováveis, realizado pela Abiama e Firjan, na última segunda-feira, 6 de dezembro. O grupo de trabalho de sistemas fotovoltaicos distribuídos trabalhou cerca de um ano, segundo Moss, realizando uma série de levantamentos e avaliações sobre o tema para se chegar ao relatório final.
Segundo o executivo, o projeto deve levar cerca de dois anos entre o início da instalação, comissionamento do sistema, medições e as conclusões. Alguns dos equipamentos utilizados virão da PUC-RS e outros serão importados. “Vamos fazer um mix de varios equipamentos e a ideia é que a gente consiga aprender ao máximo com os sistemas”, diz Moss. O projeto piloto envolverá o Cepel, além de universidades, como a USP e a UFSC, e sete concessionárias, como a Light e Eletropaulo.
(Dayanne Jadjiski, da Agência CanalEnergia)
