O Congresso Nacional ficará laranja hoje à noite. A iluminação servirá de alerta sobre a importância da prevenção do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estão previstos 113.850 novos diagnósticos do tumor de pele não melanoma e 6 mil de melanoma em 2010. “Trata-se do câncer que mais cresce no mundo. Na última década a incidência subiu cerca de 20%”, destaca Gilvan Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional DF.

A entidade promove no sábado a 12ª. edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Cerca de 4 mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito em 165 postos, em 24 estados nas cinco regiões do País.

Serão oferecidos exames completos da pele, palestras e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção, autoexame e descoberta precoce da doença. Os casos com suspeita de câncer de pele serão imediatamente encaminhados para tratamento gratuito, incluindo cirurgias.

Em Brasília, o atendimento será em um posto instalado na Rodoviária do Plano Piloto, piso inferior, ao lado da administração do terminal. Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia no Hospital Regional da Asa Norte.

(Blog Saúde para Todos, Maria Vitória)