De acordo com o último Relatório de Segurança de Barragens emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA), com dados de 2017, existem no país 24.092 barragens para os mais diversos usos. Do total, 3.543 barragens foram classificadas por Categoria de Risco e 5.459 quanto ao Dano Potencial Associado. Destaca-se que apenas 3% do total de barragens cadastradas foram vistoriadas pelos órgãos fiscalizadores.

Em entrevista à TV Urbanitários, Iury Paulino, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ressaltou que entre os 45 empreendimentos vistoriados e listados com problemas de baixo nível de conservação ou estabilidade das barragens, Brumadinho, que rompeu em 25 de janeiro, não constava na lista.

Para ele, a fragilidade na fiscalização das barragens, concedeu à Vale uma “carta branca para continuar cometendo crimes”, como em Mariana e Brumadinho.  Diante de tantas irregularidades, Paulino aponta como única alternativa a reestatização da empresa.

“O processo de privatização é um câncer para o povo brasileiro”, enfatiza o coordenador, que aponta a entrega da Eletrobras, maior elétrica da América Latina, como um risco à segurança energética, que trará ao país danos irreparáveis.

Assista a íntegra da entrevista: